terça-feira, 25 de abril de 2017

O Petróleo e a Gasolina

         Composto por uma combinação de moléculas designadas de hidrocarbonetos, o petróleo é uma composição originada dos plânctons que se armazena nas profundezas de mares, rios e lagos.
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Tambores de petróleo:
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A partir da refinação do mesmo inúmeros compostos podem ser produzidos, dentre estes compostos, a gasolina é o carburante com maior aplicação na contemporaneidade. A mesma é  originada a cerca de 5 mil metros de fundura, ainda sendo  matéria-prima, logo, ainda sendo petróleo. Inúmeros procedimentos podem ser realizados para a transformação do petróleo em gasolina, os procedimentos de refinação alteraram-se muito no sentido evolutivo, atendendo a demanda do aperfeiçoamento dos motores e o crescimento no consumo.
Os primordiais processos que originam  na formação da gasolina são:
DESTILAÇÃO: ao ser aquecido a cerca de 400°C, o petróleo é jogado para uma torre fracionária, resfria e volta ao estado líquido,  onde é dividido em várias porções, pela ação da pressão atmosférica. Durante todos os processos, produtos secundários são captados, como o diesel, querosene e a própria gasolina.
RECUPERAÇÃO DA GASOLINA NATURAL: uma parcela dos hidrocarbonetos da gasolina é levada pelo gás oriundo dos poços petrolíferos. A  gasolina natural é composta por esses hidrocarbonetos, e é possível de ser recuperada de várias formas.
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Algumas etapas do processo de formação da gasolina: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAqcAAI/petroleo?part=2
CRAQUEAMENTO: esse procedimento baseia-se na fragmentação dos hidrocarbonetos de alta ebulição, para originar outros hidrocarbonetos de menor ebulição. Um exímio constituinte para a mistura final é a gasolina de craqueamento catalítico, por conta do seu alto nível do composto químico Octano( C8H18). Os hidrocarbonetos com características parafínicas e naftenícas, óleos leves e óleos com maior densidade respectivamente, possuem pouco nível de octagem, que é a capacidade da mistura do ar com o combustível de suportar as elevadas temperaturas e pressões formadas dentro da câmara de combustão antes da queima, são transformados em hidrocarbonetos olefinos e aromáticos possuindo alto nível de octagem.

HIDROCRAQUEAMENTO:  com a influência de um catalisador e do hidrogênio, esse processo baseia-se na craqueação de partes pesadas de petróleo, fazendo com que a  agilidade dos refinadores aumente, fazendo com que os mesmos trabalhem com uma enorme diversidade de cargas. As frações originadas no hidrocraqueamento são bastante inalteráveis, porém se essas frações forem fazer parte da gasolina final, carecerão de procedimentos de melhora que aumente o nível de octagem.
REFORMA: os procedimentos de reforma possuem a mesmo propósito, transformar hidrocarbonetos de baixa octagem na faixa da gasolina em hidrocarbonetos com elevada octagem. As reformas podem ser térmicas, em desuso e catalítica.
 ALQUILAÇÃO OU ALCOILAÇÃO: nesse procedimento são formados hidrocarbonetos líquidos a partir de gases de refinaria. É um procedimento com altos custos financeiros, porém com um excelente produto final.
POLIMERIZAÇÃO: procedimento que origina a gasolina como fruto dos gases de refinaria. Reagem apenas gases olefínicos. Porém, no Brasil esse procedimento não é utilizado.
ISOMERIZAÇÃO: origina hidrocarbonetos ramificados a partir de lineares. Os compostos são modificados sem ocorrem alteração no seu peso molecular.
No geral, a gasolina passa por processos de separação, conversão, onde as moléculas maiores são transformadas em moléculas menores e ocorre também a formação de subprodutos, e a fase final onde é removido a maior parte do enxofre originando uma gasolina tipo A. Essa gasolina, passa direto das refinarias para as distribuidoras. Porém, por intermédio da lei, a mesma sofre a adição de etanol, para aumentas os níveis de octagem e reduzir a exalação de poluentes. Resultando então, na gasolina comum que chega aos postos.
TIPOS DE GASOLINA: de acordo com o DNC- Departamento Nacional de Combustíveis a gasolina é dividida em 4 tipos:
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Tipos de gasolina nos postos: http://gasoquimica.blogspot.com.br/
Gasolina automotiva tipo A: gasolina feita nas refinarias e repassada diretamente para os postos de distribuição, tendo como base de constituição a mistura de naftas.
Gasolina tipo A – Premium: possui uma fórmula especial, originada pela mistura de naftas de alta octagem , fornecendo resistência a detonação.
Gasolina C: é a gasolina comum, utilizada em automóveis e encontrada nos postos para ser revendida. Possui uma constituição de cerca de 21% a 25% de álcool.
Gasolina tipo C- Premium: gasolina com adição do álcool. O objetivo principal é atender os veículos com alta taxa de compressão e alto desempenho.
 Autor(a): Bárbara Gobeti Vicente


Fontes: 
SOUZA, Líria Alves de. gasolina; Brasil Escola. Disponível em:
 <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/gasolina.htm>. Acesso em 11 de Abril de 2017.  
Petrobras podium. A gasolina podium possui a mais alta octagem do mercado. Disponível em:
Tecnologia de ponta para a produção de óleo e gás. A classificação do petróleo.Disponível em:
Petróelo e gasolina. Disponível em:
<https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/4333/4333_3.PDF>. Acesso em 15 de Abril de 2017.
Petrobras. O caminho do petróleo a gasolina. Disponível em:  <http://www.royalfic.com.br/blog/o-caminho-do-petroleo-gasolina/>. Acesso em 22 de Abril de 2017.                                                                               Petrobras. Refino. Disponível em : <http://www.petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/areas-de-atuacao/refino/> Acesso em 22 de Abril de 2017.


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