terça-feira, 25 de abril de 2017

A História do Petróleo

Campo de petróleo na Arábia Saudita
 Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/brasil-37613325
O petróleo é um combustível fóssil e uma fonte de energia não renovável, que se formou devido à ação de bactérias, calor e pressão sob os restos de matéria orgânica soterradas pelas camadas de sedimentos acumuladas por milhares de anos no fundo dos oceanos.

Desde a antiguidade, o petróleo bruto já era utilizado pelas civilizações do Oriente Médio, já que nesta região encontram-se as maiores reservas desta substância, logo ela aparecia na superfície naturalmente. Porém, o processo de refinamento dessa matéria prima foi realizado pela primeira vez com sucesso pelo escocês James Young, que descobriu que era possível obter petróleo a partir do carvão e do betume.

Em 1859, o primeiro poço de petróleo foi perfurado na Pensilvânia, assim aumentando a produção de óleo cru nos Estados Unidos e marcando a data do acontecimento como o nascimento da indústria petrolífera moderna. Nesse contexto, os Estados Unidos conquistaram todo o controle do comércio mundial de petróleo até o final do século XIX, devido ao empresário John Rockefeller, que fundou em 1870 a Standard Oil Company, primeira e maior empresa de refino e comercialização da época.

“Descoberta” do petróleo no Brasil

Plataforma de petróleo na Bacia de Campos
Fonte: https://www.petronoticias.com.br/archives/80143
No início do século XX, já havia boatos sobre o uso de um tipo de “lama preta oleosa” no dia a dia de moradores de Lobato, na Bahia. Então, o agrônomo Manoel Inácio Barros, no ano de 1930, se interessou em testar e pesquisar sobre o achado para comprovar que realmente era petróleo. Não conseguiu apoio imediatamente, mas dois anos depois, em 1932, pode apresentar a Getúlio Vargas o laudo de sua pesquisa.

 O assunto ganhou popularidade e diante disso, surgiram discussões a respeito da nacionalização dos recursos do subsolo brasileiro. Essas discussões motivaram a criação do Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM, em 1938, que teve como uma das primeiras medidas tomadas, a determinação de que as jazidas seriam a partir daquele momento, pertencentes à União Federal.

O DNPM se sentiu na obrigação de iniciar perfurações na área de Lobato com o objetivo de desmentir a história de que havia petróleo no subsolo brasileiro. Os dois primeiros poços não apresentaram um bom resultado, porém para o espanto do governo, no dia 21 de janeiro de 1939 houve jorramento de petróleo no terceiro.

Com a expansão da busca de mais poços de petróleo no Brasil, em 1953 foi fundada a empresa “Petróleo Brasileiro S.A.”, conhecida popularmente como Petrobras. Na década de 1960, deu início a um projeto de exploração em águas profundas e ultra profundas, que em logo prazo tornou o Brasil um dos únicos países com esse tipo de tecnologia de exploração na área, em 1997.

Recentemente houve a descoberta da camada pré-sal, que é um enorme reservatório de petróleo e gás natural, localizado nas regiões litorâneas de Santa Catarina e Espírito Santo. Em 1970, geólogos da Petrobras já especulavam a possível existência de um reservatório nessa área do pré-sal, porém, ela só foi encontrada recentemente devido à insuficiência da tecnologia da época e porque a prioridade até o momento era extrair os recursos do pós-sal, que é uma camada mais superficial, e, portanto mais barata de investir. Há a chance do Brasil se tornar um dos maiores exportadores do mercado petroleiro mundial, caso essas reservas sejam tão grandes quanto dizem. 

Autora: Gabriela Meireles

Referências

COLÉGIO WEB. “A origem do petróleo”; Colégio Web. Disponível em <https://www.colegioweb.com.br/petroleo/a-origem-do-petroleo.html>. Acesso em 22 de abril de 2017.
SOUSA, Rainer Gonçalves. “A História do Petróleo no Brasil”; Brasil Escola. Disponível em < http://brasilescola.uol.com.br/brasil/historia-do-petroleo-no-brasil.htm>. Acesso em 22 de abril de 2017.
“História Petróleo” Disponível em <http://cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo1A/historia.html>. Acesso em 22 de abril de 2017.
BLOGUE ENGENHARIA QUÍMICA. “Sobre James Young, o 1° a destilar petróleo”; Blogue Engenharia Química. Disponível em <http://engenharia-quimica.blogspot.com.br/2011/11/sobre-james-young-o-1-destilar-petroleo.html>. Acesso em 22 de abril de 2017.
LIMA, Cláudio. “O petróleo no mundo (HISTÓRIA)”; Comitê Bolivariano de São Paulo. Disponível em <https://comitebolivarianosp.wordpress.com/2011/02/19/o-petroleo-no-mundo-historia/>. Acesso em 22 de abril de 2017
COPPE/UFRJ. “História do petróleo”; COPPE/UFRJ. Disponível em <http://www.petroleo.coppe.ufrj.br/historia-do-petroleo/>. Acesso em 22 de abril de 2017.
SERQUEIRA, Celso. “O petróleo é nosso, a gasolina é deles”; Serqueira. Disponível em <https://serqueira.com.br/mapas/petrol.htm>. Acesso em 23 de abril de 2017.
GIL, Victor Nunes. “A história do petróleo no Brasil”; Petróleo. Disponível em <http://petroleo.50webs.com/brasil.htm>. Acesso em 23 de abril de 2017.
PORTAL EDUCAÇÃO. “História do surgimento do petróleo”; Portal Educação. Disponível em <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/a-historia-do-surgimento-do-petroleo/60520>. Acesso em 24 de abril de 2017.
SILVA, Débora. “A camada pré-sal”; Estudo Prático. Disponível em <http://www.estudopratico.com.br/a-camada-pre-sal/>. Acesso em 24 de abril de 2017.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira. “A Petrobrás”; Brasil Escola. Disponível em http://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-petrobras.htm>. Acesso em 24 de abril de 2017.



Nenhum comentário:

Postar um comentário