sexta-feira, 28 de abril de 2017

Aspectos químicos do Petróleo

A palavra “petróleo” deriva de “pedra” e “óleo”, pois é uma substância oleosa não renovável, escura (também chamada de ouro negro) que se origina da combinação entre moléculas de hidrogênio e carbono, um hidrocarboneto. Essa formação acontece pela decomposição de animais e vegetais que se tornam sedimentos biogênicos, a ação de oxigênio e outros micro-organismos. Esses compostos presentes no assoalho oceânico e no fundo de lagos durante milhões de anos, pressionados pelo movimento da crosta terrestre dão origem o petróleo. É uma substância altamente inflamável e compreende-se por não ser uma fonte renovável.

O petróleo é originário da mistura de vários compostos orgânicos, prevalecendo os hidrocarbonetos, que geralmente varia conforme a origem.

Esses hidrocarbonetos junto a pequenas quantidades de enxofre, nitrogênio e oxigênio, são encontrados em poros de rochas sedimentares ou fressuras nelas existentes, em sua forma original, pode ser encontrado em forma de gás natural que é composto por hidrocarbonetos mais leves e também em forma de óleo que contem hidrocarbonetos mais pesados.

Apesar de muito raro a utilização do petróleo em sua forma bruta, quando refinado é um dos principais pilares de fornecimento de energia do mundo. O petróleo depois de refinado fornece combustível, lubrificantes, material para pavimentação, solventes, entre outros. 

Depois de extraído o petróleo passa por um processo de separação para se retirar as impurezas, depois, o petróleo puro passa pelo processo de torre de destilação, um tipo de fornalha que tem sua temperatura gradualmente reduzida de acordo com a altura (quanto mais alto menos quente), conforme a imagem a seguir:

Refino do petróleo
Fonte:http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/upload/conteudo/refino-do-petroleo.jpg
Nesse tipo de processo, quando aquece o petróleo na fornalha os componentes passam de sua forma original para a forma gasosa sendo que os de maior massa molar ficam líquidos e são separados, os outros sobem e a cadaetapa passam por uma bandeja que os transformam em forma líquida novamente, os componentes mais leves continuam a subir enquanto os que se liquefazem vão sendo separados.

Ao final do processo de refino é possível encontrar vários compostos derivados do petróleo como o GLP (gás liquefeito de petróleo) que esta presente no nosso dia a dia domestico como o gás de cozinha e em carros à gás, a gasolina que atualmente é o combustível mais utilizado nos carros, o óleo diesel que é utilizados normalmente nos motores a diesel, óleos lubrificantes  usados em diversas ocasiões principalmente nos motores e peças automotivas, alguns resíduos utilizados na pavimentação de estradas, entre outros.

Autor: Matheus S. Machado

Referências

FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas.REFINO DO PETRÓLEO. Disponível em:

SOUZA, Líria Alves de. COMPOSIÇÃO DOS DERIVADOS DO PETRÓLEO. Disponível em:
<http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/composicao-dos-derivados-petroleo.htm>  . Acesso em: 25 abr. 2017.

BRASIL,portal. ENTENDA AS VANTAGENS COMPETITIVAS DO PETRÓLEO. Disponível em:<http://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2011/12/entenda-as-vantagens-competitivas-do-petroleo>. Acesso em: 19 abr. 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário